domingo, 18 de setembro de 2011

A Profissão de Enólogo


A modernização da indústria vinícola do brasileira propiciou nos últimos anos a projeção de um novo profissional especializado no mercado, o enólogo. Ele é o responsável pelo controle de qualidade dos vinhos, do plantio da uva ao engarrafamento do produto.
Com a conquista, hoje, do mercado internacional, o vinho nacional passou a ser produzido por meio de processos cada vez mais sofisticados no quesito qualidade, no qual a atuação e os conhecimentos técnicos do enólogo tornaram-se imprescindíveis. Quem é do ramo sabe que produzir vinho de qualidade não é uma tarefa fácil é obrigatório o conhecimento profundo dos segredos das uvas e suas potencialidades como matéria prima para a fabricação da bebida.Daí a necessidade de acompanhamento desde o plantio da fruta até a elaboração do vinho, principalmente em relação à qualidade. Em muitos casos, cabe ao enólogo interferir até mesmo na compra do maquinário para a produção.
"O mais importante, no final do processo, é provar e degustar o vinho e aprová-lo sem restrição. A responsabilidade do enólogo é grande porque o vinho será consumido por milhares de pessoas".A profissão de enólogo,exige estudo e cursos constantes para estar sempre atualizado.

Ao lado do grande Pizzato



Chegando em Bento Gonçalves no mês de junho de 2011, olhei pela janela do ônibus aqueles imensos campos de videiras,conheci varias vinícolas, uma delas foi a de seu Pizzato, fui muito bem recebido, explicou-me o cultivo das videiras as suas trajetória, me recordo de tomar o vinho branco da uva chardonnay que ainda estava na autoclave muito fresco um vinho branco excelente, enfim vale a pena visitar está vinícola e conhecer o senhor Pizzato. ...pesquisei a historia de seu Pizzato está logo abaixo.
A história da Pizzato é muito parecida com a de outras casas da Serra Gaúcha. Ela tem início com a chegada de imigrantes italianos, que se instalaram na região e plantaram as primeiras videiras. No caso, a trajetória da empresa se iniciou com a vinda, em 1880, de Antonio Pizzato, originário da região italiana de Vicenza, no Vêneto. Depois dele, o negócio foi tocado pelo filho Giovanni, avô de Plínio Pizzato, que cultiva, além da paixão pelo vinho, o amor pela vitivinicultura. Foi ele o responsável por instalar a empresa – desde o final da década de 1960 – no Vale dos Vinhedos, e por produzir vinhos em escala comercial. Isso ocorreu em 1998, quando, em parceria com os filhos Flavio, Flávia, Jane e Ivo, começou a desenhar e moldar os rótulos da Pizzato.