quarta-feira, 25 de julho de 2012

Processo da Cerveja Pale Ale

A Eisenbahn Pale Ale é uma cerveja de coloração âmbar, de paladar e amargor mais encorpados e complexos e com teor alcoólico de 4,8%. É muito parecida com as Ales belgas e a temperatura ideal para seu consumo é entre 3 e 5 graus. A Eisenbahn é uma das únicas Pale Ale brasileiras - uma jóia rara para os apreciadores das melhores cervejas. As cervejas do tipo Ale é o processo de fermentação alta a fermentação dá-se num ambiente de temperatura relativamente alta, entre 15º a 24º ou mesmo mais, e isto num período de tempo curto, que rondará os três a cinco dias. Na fase de alta fermentação a levedura sobe à superfície, sendo que o tipo de levedura utilizada é a Saccharomyces cerevisiae. Este processo é o mais antigo, daí que as cervejas do tipo Ale fossem as únicas disponíveis até meados do século XIX, altura em que foi inventada a baixa fermentação. Este processo de alta fermentação ou fermentação a quente, realça os sabores mais complexos, frutados e lupulados da cerveja. Em geral, cervejas mais encorpadas e vigorosas sendo que, apesar disso, podem variar muito de uma marca para outra, com características que vão desde o doce ao amargo e das claras às escuras.

Vinicola Abreu Garcia de Campo Belo do sul SC!!

A qualidade dos vinhos catarinense está crescendo muito, a vinicola Abreu Garcia apresentou seus três vinhos, o espumante que não aparece na foto mas é um espumante rosé, metodo charmat vinificado com cabernet sauvignon e merlot, colhido bem cedo para adequirir uma boa acidez no cacho, oque tornou um espumante com uma boa estrutura bem encorpado de aromas com uma leve intensidade coloraçao boa na taça... preço varia de 40 á 50 reais.. Segundo vinho é o branco chardonnay ganhou medalha de segundo lugar Bruxelas-Brasil que ocorreu 4 de julho no costão do Santinho Florianópolis SC, teve jurados experientes Internacional e nacional para ajudar na pontuaçao dos vinhos Brasileiros.. Esse vinho branco com a uva chardonnay fica 2 meses em barrica francesa ja da pra percebe na coloraçao bem dourada, na boca boa fruta boa mineralidade, o tempo de barrica não fica com gosto de madeira a muitos produtores que exageram na madeira de um branco mas não é esse caso se percebe um bom frescor uma acidez com leve desequilibro bom vinho branco que esta no preço entre 40 e 50 reais... vem o vinho tinto que também ficou em segundo no concurso, esse vinho leva um corte de duas uvas cabernet sauvignon e merlot quando eu olhei no contra rotulo tava 90% de carbernet e somente 10% de merlot esse vinho deveria ser um varietal mas enfim, o vinho fica de 8 a 12 meses em barrica francesa e americana,
tem uma boa coloração de um ruby com boa intensidade no nariz percebe madeira logo vem as frutas pretas boa intensidade em boca otimo equilibro muita gente fala que os vinhos catarinense são desequilibrado nesse caso não a desequilibro boa maciez em boca bom corpo o vinho ta de parabéns o valor de 40 á 50 também...... Vlw abraço !!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vinhos da Porto a Porto neste sabado!!

Começando com o vinho nieto senetiner Bonarda 2009,país da Argentina em Luján de Cuyo mendonza, está uva foi trazida do norte da Ítalia ela muito cultivada no corte de outras uvas, neste vinho a uma passagem em barrica de madeira francesa,seus aromas são bem frutado de media intensidade, na boca expressa uma boa leveza e um bom equilibrio entre acidez e tanino... final macio,, o preço tambem é leve varia 30,00$ á 39,00$ reais. Vamos para o Alfredo Roca Bonarda 2008, Argentina de san Rafael, um vinho que expressa bem a caracteristica da uva bonarda um pouco mais de potencia no tanino mais encorpado mas sem perder o equilibrio, no aroma boa fruta leve toque de madeira vale a pena provar este vinho está na faixa de 47,00 á 57,00$ reais.. Agora sirah ou shirah como diz na Australia, é o Cadus da bodega nieto senetiner safra de 2002 com 14,5 de alcool, de Mendonza Argentina, passado 2 anos em barrica de carvalho frances, e dale madeira pra educar o bicho veio, mas e bem interessante e passado por madeira de primeiro e segundo uso, pra madeira não sobre sair no gosto e no aroma por isso e usado a de segundo uso tambem nesse vinho, um vinho com uma coloração viva, no aroma frutas pretas meio fechado no começo mas nada que o decanter não ajude expressar os aromas intenso do vinho, na boca uma boa densidade bom corpo e equilibrio e macio em boca já esta perfeito pra degustar está na faixa de 180,00$ a 200,00 reais...Só o 1 vinho vai bem com comidas leves o segundo vinho ja precisa de uma comida meio pesada e o 3 nem se fala precisa ai de um cordeiro uma carne mais pesadinha, obrigado ate!!!!!!!!!!!!!!