domingo, 18 de setembro de 2011

A Profissão de Enólogo


A modernização da indústria vinícola do brasileira propiciou nos últimos anos a projeção de um novo profissional especializado no mercado, o enólogo. Ele é o responsável pelo controle de qualidade dos vinhos, do plantio da uva ao engarrafamento do produto.
Com a conquista, hoje, do mercado internacional, o vinho nacional passou a ser produzido por meio de processos cada vez mais sofisticados no quesito qualidade, no qual a atuação e os conhecimentos técnicos do enólogo tornaram-se imprescindíveis. Quem é do ramo sabe que produzir vinho de qualidade não é uma tarefa fácil é obrigatório o conhecimento profundo dos segredos das uvas e suas potencialidades como matéria prima para a fabricação da bebida.Daí a necessidade de acompanhamento desde o plantio da fruta até a elaboração do vinho, principalmente em relação à qualidade. Em muitos casos, cabe ao enólogo interferir até mesmo na compra do maquinário para a produção.
"O mais importante, no final do processo, é provar e degustar o vinho e aprová-lo sem restrição. A responsabilidade do enólogo é grande porque o vinho será consumido por milhares de pessoas".A profissão de enólogo,exige estudo e cursos constantes para estar sempre atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário